sexta-feira, 29 de abril de 2011

Conhecendo nossa escola!!!!

           Em 27/04, quarta-feira, a professora Vânia e eu encerramos a atividades que trabalham as regras de convivência dos alunos da turma A-20. No primeiro momento, criamos – juntamente com as crianças – as regras de convivência da turma. O projeto “conhecendo minha escola” teve como objetivo demonstrar para os alunos de forma prática as dependências da escola através de um passeio. Percorremos corredores, sala dos professores, direção, sala de vídeo, biblioteca, quadras esportivas, estacionamento, entre outros espaços. Em cada espaço visitado, explicávamos o que acontecia ali, como funcionava e o motivo da existência daquele ambiente. A intenção era conscientizá-los da importância de deslocarem-se em fila na escola, manterem silêncio ao passar pelos corredores e outras regras que haviam sido combinadas anteriormente. A atividade ocorreu de forma muito interessante e cada cantinho da escola agora é conhecido pelos alunos da turma A-20 do turno integral.

                                                                Quadra de Esportes
                                          

                                                                        Biblioteca


                                                                     Sala de Vídeo

Prof. Éverton Bugallo Cezimbra
Oficina de Lúdico


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Semana curta e intensa na escola João Goulart

           Essa semana, devido ao acúmulo de feriados, as atividades na escola aconteceram somente nos dias 18/04 (segunda-feira), 19/04 (terça-feira) e 20/04 (quarta-feira). Com a proximidade da Páscoa, intensificaram-se os preparativos para as atividades referentes a esta data. Neste ano, o grupo de educadores escolheu fazer uma "oficina" em conjunto, onde participaram todos os professores do turno integral e a coordenação.
           Os alunos, durante a semana passada e no início desta, começaram os preparos para a Páscoa, recortando coelhinos de E.V.A. e pintando chapéus de "mestre-cuca". A data escolhida para comemoração da Páscoa foi no último dia letivo da semana, 20 de Abril. A oficina consistiu em usar os coelhinhos de E.V.A. para enfeitar copinhos. O chapéu foi usado pelos alunos quando estavam fazendo um mousse de "danoninho" e ainda usaram um avental de T.N.T. Feito o danoninho, o mesmo foi para geladeira, para ser saboreado pelos alunos na hora da sobremesa... foi um sucesso!!!
           Esta data  foi muito interessante porque coincidiu com a do meu aniversário. Ao longo de todo o dia recebi homenagens com cartões, bombons e muito carinho da escola toda. A professora Letícia fez Fondue de frutas e chocolate com os alunos da B-30 e fui convidado a participar,  auxiliando na organização. Os alunos adoraram a iniciativa da professora.
           Na terça-feira, a escola recebeu o teatro de rua Oigalê com a peça "O Negrinho do Pastoreio".A apresentação foi encenada na área coberta da escola com a presença de todos alunos do turno regular e do turno integral. Essa atividade movimentou a escola que acompanhou atenciosamente a história dessa lenda do Sul.

Fotos do Danoninho






Fotos Cartões de Aniverário








Fotos da Turma B-30









Foto do Teatro de Rua









Foto dos professores do projeto, coordenação e direção da Escola


                                            
Boa Páscoa a todos e curtam este feriadão...

Até a próxima!!!!

Prof. Éverton Bugallo Cezimbra
Oficina de Lúdico

segunda-feira, 18 de abril de 2011

domingo, 17 de abril de 2011

O que mais gostamos na Educação Física?

Na semana passada os alunos das turmas JB e A10 da manhã e da tarde expressaram através de desenhos o que mais gostam nas aulas de Educação Física no turno integral. Alguns alunos colocaram as atividades com corda, outros com jogos de futebol. As atividades na sala de informática também foram lembradas.





 Prof. Éverton Bugallo Cezimbra
Oficina de Lúdico

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ainda buscando melhor ajuste...

          Após pouco mais de um mês do reinício do projeto Cidade Escola, ajustes, alterações e mudanças foram acontecendo. Neste período as relações de vínculo professor-aluno foram criadas, dando início aos projetos e atividades. Minha expectativa esse ano é muito grande, a escola destinou um bom espaço físico,  que com certeza será bem explorado pelos colegas e por mim. A coordenação está mais presente aproximando nosso contato com a direção da escola. As reuniões semanais estão sendo muito  importantes, pois proporcionam discussão  com colegas e com a coordenação. A pluralidade do grupo de educadores também é um fato muito relevante trazendo novas experiências para os educandos da escola João Goulart. 
          
            As turmas  do turno integral estão bem numerosas neste ano, mostrando a credibilidade que o projeto adiquiriu na comunidade. Contudo juntamente com essa confiança vem uma grande responsabilidade de melhorar cada vez mais o atendimento dessas crianças.
            
             Bom pessoal, o ano está apenas começando, mas já temos grandes projetos e desafios pela frente.


Até a próxima,



Prof. Éverton Bugallo Cezimbra

Oficina de Lúdico


domingo, 3 de abril de 2011

Conhecendo o cidade Escola

        
        O projeto Cidade Escola da Secretaria Municipal de Educação (SMED) – núcleo Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI) visa vincular os alunos a escola no turno inverso. São cerca de 25 alunos em cada turma. Eles passam pelos três professores das áreas de trabalho que são elas:

Lúdico
Letramento
Matemática

        As aulas ocorrem de segunda à sexta-feira e tem duração de uma hora, somando três horas de aula no total. Neste primeiro momento o educador responsável pelo lúdico, lançará o tema gerador de interesse, este educador normalmente é o primeiro a se vincular, as outras áreas desenvolverão com suas habilidades e capacidades o tema. Introduzindo conceitos de português e matemática relacionados ao tema abordado pelo lúdico. Proporcionando oportunidade de interesse pela aprendizagem, através de um novo interesse, estudar português e matemática na significação do esporte, dança, música, capoeira etc.
 
Diretrizes

Atividades teóricas e práticas de formação integral complementar para crianças e adolescentes das escolas.

Desenvolvimento de um processo pedagógico visando o crescimento pessoal e social da criança/adolescente.

Protagonismo da criança e do adolescente e sua percepção do mundo como sujeito de direitos e de deveres.Articulando com família, comunidade e escola.

Parâmetro de letramento, matemática e lúdico com foco complementar no processo educativo.


Fonte:

www.cidadeescola.org